AGENDA PARA UTILIZAÇÃO DA SALA DE MULTIMEIOS | |||||||
TURNO: MATUTINO Semana: de ____ a ____ de_________________________________ | |||||||
Horário | H | segunda-feira | terça-feira | quarta-feira | quinta-feira | sexta-feira | Obs.: |
07:00 | 1 | ||||||
07:50 | 2 | ||||||
08:40 | 3 | ||||||
09:50 | 4 | ||||||
10:40 | 5 | ||||||
TURNO: VESPERTINO Semana: de ____ a ____ de___________________________ | |||||||
Horário | H | segunda-feira | terça-feira | quarta-feira | quinta-feira | sexta-feira | Obs.: |
13:00 | 1 | ||||||
13:50 | 2 | ||||||
14:40 | 3 | ||||||
15:50 | 4 | ||||||
16:40 | 5 | ||||||
TURNO: NOTURNO Semana: de ____ a ____ de _________________________
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Data | H | segunda-feira | terça-feira | quarta-feira | quinta-feira | sexta-feira | Obs.: |
19:00 | 1 | ||||||
19:40 | 2 | ||||||
20:20 | 3 | ||||||
21:10 | 4 |
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segunda-feira, 6 de setembro de 2010
PROJETO AULAS AOS SÁBADOS
ESCOLA MUNICIPAL HUMBERTO DE CAMPOS
PROJETO
RACIOCÍNIO LÓGICO, JOGOS LÚDICOS E PRÁTICAS ESPORTIVAS
RACIOCÍNIO LÓGICO, JOGOS LÚDICOS E PRÁTICAS ESPORTIVAS
OBJETIVOSO trabalho na escola deve:
A instituição escolar deve oferecer diversas possibilidades ao educando para que construa o seu saber de modo significativo. O computador, como uma ferramenta pedagógica, enriquece as aulas tornando-as mais dinâmicas e motivadoras, favorecendo a construção do conhecimento e ao desenvolvimento da aprendizagem.
DESCRIÇAO DAS ATIVIDADES
1.2 . Baralho tradicional e Uno- usar jogos de baralho tradicional e uno em grupos de 2 a 4 pessoas;
1.3. Dama e Xadrez livre (no computador)- jogar damas em duplas e o xadrez individualmente;
1.4. Jogos de encaixe- utilizar as peças de encaixe, dispondo-as todas lado a lado e encaixando-as dentro de uma caixa de madeira apropriada para o encaixe;
1.5. Jogos de raciocínio lógico- usar jogos de raciocínio lógico: IMAGEM E AÇÃO, DOMINÓ, GUERRA OU PAZ, JOGO DA VIDA.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Os recursos a serem utilizados durante a execução são:
AVALIAÇÃO
Diretor:
Adilson Correia
Vice-diretor:
Gilberto Fernandes
Professora coordenadora:
Silvana de O. Pinto
EUNÁPOLIS
ABRIL/2010
ESCOLA MUNICIPAL HUMBERTO DE CAMPOS
RACIOCÍNIO LÓGICO, JOGOS LÚDICOS E PRÁTICAS ESPORTIVAS
Este projeto será desenvolvido com os alunos do 6º ao 9º ano (5ª a 8ª série do ensino fundamental 2) da ESCOLA MUNICIPAL HUMBERTO DE CAMPOS, durante as aulas de reforço a serem, realizadas nos sábados letivos.
EUNÁPOLIS
ABRIL/2010
JUSTIFICATIVA
Mudar a postura e a prática pedagógica, transformando ´´o erro`` em situações de aprendizagem para que todos possam acertar juntos e alcançar os objetivos propostos, é de fundamental importância na vida, seja dentro ou fora do ambiente escolar .
A orientação do educador perante aos educandos deve ser processual contínuo e diagnosticador, visto que, é uma tarefa constante no qual identifica-se as conquistas e as dificuldades dos educandos em seu cotidiano.
Como um constante pesquisador o educador deve tornar-se um "investigador", orientando seus alunos na realização de suas atividades.
Este trabalho de reforço nas aulas aos sábados letivos e em alguns domingos de eventos esportivos, vem de encontro à proposta da ESCOLA MUNICIPAL HUMBERTO DE CAMPOS , discutida na Jornada Pedgógica de 2010, em que propomos em trabalharmos coletivamente, reformulando atividades e construindo formas de melhoria o qual propicie aos educandos a se "descobrirem" e a "descobrir" o seu potencial.
Nessa proposta, o contexto de fundamental relevância a ser trabalhada na escola é o aluno, que como ser descobridor de experiências ligadas ao seu cotidiano, visando seu desenvolvimento. Com isso o educador torna-se também responsável pela busca e resgate da auto-estima de seus alunos , instigando-os a conhecimentos e formas que o ajudem a aprender, através de atividades lúdicas que proporcionam o racicionío lógico, de práticas esportivas que estimulam o trabalho em equipe ,o conceito de regras e o relacionamento interpessoal entre os participantes das atividades esportivas, visando com isso a construção de uma auto imagem positiva.
OBJETIVOSO trabalho na escola deve:
- Criar condições favoráveis para os alunos aproximar - sem mais do conhecimento sistematizado, através de explicação, demonstração e utilização de brincadeiras, por meio da internet em sites com contexto educativos ( http://www.sol.eti.br/ , http://www.aprenderelegal.com.br/ , http://www.diadematematica.com/ , http://www.imagem.eti.br/ , http://www.atividadeseducativas.com.br/, http://delguimaraes.blogspot.com/ , http://www.smartkids.com.br/ e softwares como: SOLETRANDO, LOGMAN, MAHJONG, XADREZ ON LINE, O BRASIL EM MAPAS, SUDOKU e TANGRAN;
- Estimular o aluno a localizar os erros;
- Permitir ao aluno que compreenda o seu potencial;
- Criar novas técnicas, métodos e procedimentos para trabalhar as atividades, as quais os alunos apresentam dificuldades;
- Estimular o aluno a solucionar suas dúvidas, proporcionando um conhecimento amplo sobre o assunto estudado.
- Desenvolver a criatividade, promover e exercitar o desenvolvimento físico e pessoal em um contexto de respeito e valorização do ser humano;
- Promover o interesse e a capacidade de conhecer a realidade;
- Utilizar o conhecimento e selecionar informação relevante.
A instituição escolar deve oferecer diversas possibilidades ao educando para que construa o seu saber de modo significativo. O computador, como uma ferramenta pedagógica, enriquece as aulas tornando-as mais dinâmicas e motivadoras, favorecendo a construção do conhecimento e ao desenvolvimento da aprendizagem.
O professor é um elo de conexão entre o educando e o conhecimento sistematizado. Seu trabalho deve ser de mediador, auxiliando o aluno no seu processo de construção através de uma aprendizagem colaborativa, onde o conhecimento não termina em si mesmo. Sendo assim, temos a convicção de que o educando é o "centro do processo educativo" e cabe ao professor ser um agente ativo, mediador entre aluno e conhecimento e também ser responsável pela sua formação e pela sua aprendizagem, visto que, ao planejar aulas diversificadas, que estimulem a compreensão do aluno e ao mesmo tempo desperte interesse por meio de aulas dinâmicas, atingindo as dificuldades apresentadas e ao mesmo tempo orientadas explorando o ponto negativo apresentado.
Fazer um diagnóstico e descobrir o que os alunos aprenderam e o que não aprenderam e como deverá trabalhar com as dificuldades dos alunos.
DESCRIÇAO DAS ATIVIDADES
1. Salas de jogos temáticos – a escola será dividida em 5 salas temáticas: informática, baralho tradicional e Uno, dama e xadrez, dominó, jogos de encaixe e raciocínio lógico (adquiridos prontos).
1.1. Informática – usar softwares educativos: soletrando, Brasil em mapas, paciência, 50 jogos PC Games – Professor responsável:1.2 . Baralho tradicional e Uno- usar jogos de baralho tradicional e uno em grupos de 2 a 4 pessoas;
1.3. Dama e Xadrez livre (no computador)- jogar damas em duplas e o xadrez individualmente;
1.4. Jogos de encaixe- utilizar as peças de encaixe, dispondo-as todas lado a lado e encaixando-as dentro de uma caixa de madeira apropriada para o encaixe;
1.5. Jogos de raciocínio lógico- usar jogos de raciocínio lógico: IMAGEM E AÇÃO, DOMINÓ, GUERRA OU PAZ, JOGO DA VIDA.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Atividades Previstas | Abril | Maio | Junho | Julho | Agosto | Setembro | Outubro |
Sala de jogos temáticos | X | ||||||
Jogos esportivos | X | ||||||
Campanha no bairro | X | ||||||
Passeio | X | ||||||
Festival de teatro | X | ||||||
Festival de Musica | X | ||||||
Festival de Dança | X | ||||||
Festival de cinema | X | ||||||
Festival de Poesia | X | ||||||
Matematicando | X | ||||||
Campanha Ambiental | X | ||||||
Gincana da Fraternidade | X | ||||||
X | |||||||
X |
RECURSOS
Os recursos a serem utilizados durante a execução são:
- RECURSOS HUMANOS- professores:
ABILIO ROSA S. FILHO |
ADILSON CORREIA SOUZA |
AMALIA QUERINO |
ANDREA CLAUDIA SANTOS GOMES |
CACILENE ALVES PEREIRA COSTA |
CLAÚDIA CONRADO SILVA |
FELÍCIA DO NASCIMENTO OLIVEIRA |
FIDELIS GUIMARAES BATTISTA |
GILBERTO PEREIRA FERNANDES |
LUCIENE SILVA NASCIMENTO |
MARCÉLIA LOPES DE SOUZA |
MARCOS ROBERTO SOUZA SANTOS |
MARIA NÉLIA MELGAÇO REIS |
MARIA NILZA FERREIRA SALGADO |
RITA DE CÁSSIA DA SILVA LOUZADA |
SILVANA DE OLIVEIRA PINTO |
SOLANGE REIMBERG DANTAS |
SUELI PALMEIRA S. MELO |
TELMA OLIVEIRA FREITAS |
- RECURSOS FÍSICOS- salas de aula, quadra, pátio, sala de multimeios;
- RECURSOS MATERIAIS- cd de jogos, damas, computadores, jogos de tabuleiros, baralhos, uno, quebra-cabeça,
AVALIAÇÃO
Mudar a práxis pedagógica não significa mudar o funcionamento das atividades escolares. Necessitamos adotar meios e métodos que valorizem nosso aluno e ao mesmo tempo buscar trabalhar dentro de uma proposta inovadora e consciente, a qual encontramos desafios e que buscam preparar os educandos e ao mesmo tempo estarmos preparados para novas mudanças. Necessário também partilhar as idéias e desenvolver o pensamento, pois "o educando e o educador não nascem prontos", é necessário que seja lhe seja inserido informações, orientações e ao mesmo tempo, orientá-los a uma descoberta. Compreende-se que o individuo motivado, aprende com mais facilidade, com mais interesse, e consegue estabelecer relações entre sua vivência e o que acontece ao seu redor. O fundamental é esclarecer que a aprendizagem vivenciada é prazerosa e duradoura, na vida de todo ser humano. Devemos procurar métodos e formas adequadas de ajudar o nosso educando a um crescimento pessoal, intelectual e motivando-o a tornar-se capaz de realizar suas atividades com entusiasmo, interesse e bom desempenho. Se o educador demonstra essa vontade, entusiasmo e interesse em recriar e refazer sua proposta de trabalho, provalvemente, seus alunos responderão com atitudes positivas e ao mesmo tempo, apresentarão resultados satisfatórios.
BIBLIOGRAFIA
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Educação Física- Brasília : MEC/SEF,1198.
BIBLIOGRAFIA
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Educação Física- Brasília : MEC/SEF,1198.
PROJETO FÁBULAS
Trabalhar com o gênero textual “Fábulas” é de extrema importância e muito prazeroso, pois permite o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da formação moral e da sensibilidade pela arte, pela vida.
Além de trabalhar com o lúdico através do teatro e adquirir autonomia na produção de texto, também permite as crianças e jovens a assimilação de valores fundamentais para a vida em sociedade.
Ao longo do Projeto FÁBULAS, objetivamos somar os valores discutidos nos textos, a consciência ambiental desenvolvida com as atividades relacionadas ao Projeto de Educação Ambiental, desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa pela professora MARCÉLIA LOPES DE SOUZA com a turma da 5ª C, vespertino.
FÁBULA |
ALUNOS DA 5ª SÉRIE DRAMATIZANDO |
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