NORMAS DISCIPLINARES
REGULAMENTO GERAL DO ALUNO
Direitos do aluno
• Receber igualdade de tratamento, sem distinção de credo religioso, político ou raça, sendo considerado e valorizando em sua individualidade sem comparação nem preferência;
• Ser respeitado como pessoa humana e em suas convicções religiosas;
• Ser ouvido em suas queixas e reclamações;
• Ser atendido em suas dificuldades de aprendizagem;
• Participar de eventos, jogos e esportes.
• Ser respeitado por todo o pessoal da Escola e os colegas;
• Ser atendido pelo professor, Diretor, Vice-diretor, Coordenadora ou Secretário da Escola;
• Utilizar-se das instalações e dos recursos materiais didáticos, mediante prévia autorização de quem tem direito;
• Tomar conhecimento da verificação do rendimento escolar e dos resultados obtidos em avaliações, trabalhos, médias e freqüência.
• Requer e realizar provas de 2ª chamada, quando necessário, desde comprovado real necessidade.
Deveres do aluno
• Participar das aulas e das atividades escolares devidamente uniformizado ou com vestimentas decentes;
• Pautar seu procedimento pelas normas da moral e boa educação, evitando discussões, gritarias e desordem na Escola e em suas mediações.
• Manter-se atento e participativo durante as aulas, executando as atividades determinadas pelos professores com empenho e dedicação;
• Respeitar os professores, funcionários e colegas, bem como as normas disciplinares, comportando-se adequadamente dentro e fora da Escola. O respeito ao próximo deverá ser a base de todo relacionamento existente.
• Preservar e contribuir para melhoria das instalações físicas e equipamentos da Escola, não sujando as paredes e conservando os patrimônios da escolar, estando conscientes de que ao danificar qualquer objeto pagará pelo prejuízo.
• Ser assíduo;
• Estudar, fazer as tarefas e guardar os livros didáticos até o fim do ano. Garantindo a devolução ao fim do ano letivo.
• Entregar aos responsáveis a correspondência enviada pela Escola, devolvendo-a assinada, no prazo estabelecido, quando for o caso;
• É dever do aluno zelar e se responsabilizar pelo seu material escolar;
• É deve do aluno, entregar as suas atividades (trabalhos, provas e outros) dentro do prazo estabelecido pelo professor;
É vedado ao aluno:
• Atrapalhar e tumultuar a aula com conversa, bolinhas de papel, risadas, vaias, batucadas, gritos, vocabulário impróprio, desenhos, bilhetes e outros.
• Entrar e sair da sala de aula sem autorização do professor, permanecer na porta da sala de aula nos intervalos de aula dificultando a entrada e saída dos colegas. Quando o professor entrar na sala, os alunos deverão estar em seus lugares e fazer silencio;
• Praticar jogos de azar, ingerir e distribuir bebidas alcoólicas, tóxicos ou fumo no recinto da Escola;
• Levar material esportivo, brinquedos e outros para a Escola sem solicitação do professor;
• Ausentar-se da Escola sem permissão da Direção ou coordenação;
• Namorar nas dependências da Escola;
• Usar celular em sala de aula, salvo em caso de emergência;
• Ocupar-se durante as aulas com material estranho a elas como: Discsman, mp3, mp4, álbuns, figurinhas, revistas, jogos e outros;
• Promover sem autorização da Direção rifas, sorteios e coletas, usando o nome da Escola;
• Praticar ato ofensivo à moral e aos bons costumes na Escola;
• Portar armas ou quaisquer objetos perigos;
São consideradas faltas graves
• Reincidência na indisciplina;
• Brigas;
• Desrespeitar o diretor, vice-diretora, os professores, a coordenadora, os funcionários e os colegas;
• Deixar de observar as determinações da direção, dos professores e dos funcionários, relativo à ordem interna do estabelecimento escolar;
• Causar danos às instalações físicas e equipamentos escolares;
Sanções aplicáveis ao aluno
• Pela na observância das normas disciplinares será aplicada as seguintes penalidades:
1º Passo – Advertência verbal;
2º Passo – Advertência por escrito e assinada pelo aluno, caso maior de idade, já menor de idade pelo responsável legal.
3º Passo - O aluno que ultrapassar 2 advertências será suspenso por 1 semana;
4º Passo - Duas suspensões incidirá em transferência do aluno;
As situações não contempladas serão resolvidas pela Direção Educacional
Iniciativas relevantes devem ser valorizadas e seguidas.Parabéns pelo blog, que além de socializar e divulgar a linha de trabalho de vocês, demonstra o empenho do grupo em pautar a atuação numa vivência democrática.
ResponderExcluirMaildes