Pesquisar este blog

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

ESCOLA MUNICIPAL HUMBERTO DE CAMPOS



                                                         CARACTERIZAÇÃO
A Escola Municipal Humberto de Campos nem sempre teve esse nome, ela surgiu na administração de Elivar de Moura Ferreira, onde se construiu o Grupo Escolar Manoel Leôncio Filho,   em homenagem ao Vereador que muito ajudava as pessoas na época. As primeiras professoras foram voluntárias: D.ª Maria José Alves, D.ª Neuza Maria, Maria do Socorro e Ana Lurdes e a Diretora era D.ª Sadi. Em 1982, mudou-se o nome, passou a ser chamado de “Humberto de Campos”, que oferecia o ensino fundamental e médio, sendo considerada na época como a melhor escola do município. A primeira diretora da escola foi Maureen Gobira Lacerda. Depois de 1 (um) ano que estava funcionando o “Humberto de Campos”, construíram duas salas para ensinar corte e costura e também datilografia. Tudo isso foi de grande valia. Logo em seguida, colocaram um curso para enfermagem, que preparou muita gente para trabalhar nos hospitais da época. A Esc. Mul. Humberto de Campos foi criada em 31 de dezembro de 1981 e autorizada pelo Decreto 095/89 publicado no D.O de 8/04/99, encontra-se situada à Rua Tamoios s/n – Bairro Dr. Gusmão, telefone de contato (73) 3281 – 7121, cadastrada no MEC/Inep com o número 29318270 e com Autorização de funcionamento número Autorização Ou Rec. Portaria Nº 095/99 D.O08/04/99. Obteve em 2009 na classificação do IDEB(índice de desenvolvimento da educação básica) a média 2,9. Possui atualmente 609 alunos regularmente matriculados. As modalidades de ensino encontram-se distribuídas em Ensino Fundamental II (5ª à 8ª série) nos turnos diurno e EJA ( Educação de Jovens e Adultos) no  noturno. Fazem parte do quadro de funcionários da Escola Municipal Humberto de Campos um diretor, uma vice-diretora, duas coordenadoras pedagógicas, uma secretária, três auxiliares de secretaria, trinta professores, quatro vigilantes, cinco auxiliares de serviços gerais, três cozinheiras, como mostra a seguir:
______________________________________________________

Diretor Atual: Adilson Correia Souza

Vice-Diretora: Rita de Cássia da Silva Louzada

Coordenadoras Pedagógicas: Silvana de Oliveira Pinto e Noélia Ernesto da Silva

Corpo Administrativo: 08 funcionários (formação e disciplina - ver anexo)

Corpo Docente: Ensino Fundamental - 22 professores (ver anexo) EJA – 8 professores

Auxiliar de Serviços Gerais: 06

Merendeira: 02

Vigilante: 04

_______________________________________________________
Quanto ao espaço físico da escola, o prédio possui oito salas de aula, uma Diretoria que funciona junto à secretaria, uma Sala dos Professores, uma Biblioteca, uma Sala de Informática e Multimeios (TV, vídeo e projeção),uma Quadra de Esportes (sem cobertura), um pátio (com cobertura parcial), um Sanitário de Funcionários, seis Sanitários de alunos, um Almoxarifado, uma Cozinha, um Depósito de Alimentos e uma Cantina.
Localizada no perímetro urbano próxima à rodovia federal, de fácil acesso e perto de postos de saúde, prefeitura, igrejas, farmácias, restaurantes, pizzarias, lanchonetes, lojas, praças, supermercados, armarinhos, pontos de táxi e ônibus, CENTRO CULTURAL VIOLA DE BOLSO, bares, padarias e demais serviços públicos.

Escola inserida na parte nobre da cidade, cujos moradores são detentores de situação socioeconômica e cultural privilegiada em relação às demais comunidades, porém sua clientela é oriunda de bairros periféricos, em sua maioria composta por famílias de baixa renda e/ou classe média baixa,  dependentes de benefícios dos programas do Governo Federal. A estrutura familiar dos alunos é diversificada, alguns  moram com os pais, avós ou parentes. Os alunos apresentam interesses por esportes, música, informática, sendo que alguns utilizam o computador em lan houses, na própria unidade escolar ou em casa, tanto para os estudos quanto para o lazer. Alguns possuem o computador com acesso a internet em suas residências, o que vem a contribuir para a construção do conhecimento do jovem na sociedade globalizada, sendo fator positivo no processo ensino aprendizagem o que refletiu na aprovação de muitos alunos em concursos e provas de seleção para o ingresso no IFBA/2009 e anos anteriores. Os educadores e demais funcionários assumiram o compromisso de atender as novas exigências de um currículo capaz de ajudar e incluir o jovem na sociedade atual iniciando no ano de 2010  vários projetos pedagógicos que vão desde aulas de MÚSICA, VIOLÃO, TECLADO, GINÁSTICA RITMICA, DANÇA SOCIAL, MONITORIAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA, AULAS DE INFORMÁTICA E A CONSTRUÇÃO DE UM JORNAL ESTUDANTIL elaborado pelos alunos e coordenado pelos professores RITA DE CÁSSIA DA SILVA LOUZADA e GILBERTO PEREIRA FERNANDES, tudo isto visando a participação, envolvimento dos alunos, confraternização entre os turnos e aprendizagem significativa. A religião predominante da comunidade escolar é  a católica. Quanto à comunidade, o padrão de moradia dos alunos é diversificada, pois alguns moram em casas próprias, alugadas e no perímetro rural, com tamanhos e estruturas de acordo com a renda familiar.
A Missão da ESCOLA HUMBERTO DE CAMPOS é educar crianças, jovens e adultos na sua totalidade, respeitando sua individualidade e ampliando seu potencial interpessoal, através de uma pedagogia humanista e solidaria contribuindo para a formação de cidadãos éticos e solidários, capazes de construir conhecimento e responder criativamente aos novos desafios do mundo globalizado.
Ser um espaço de formação integral, privilegiando exercício da ética, solidariedade, do cooperativismo e humanização, ensino e cultura que integre toda a comunidade escolar, busque o crescimento e contribua para a educação integral de crianças, jovens e adultos, através de uma pedagogia humanista que enfatize as competências relacionadas à leitura e à escrita em todas as áreas do conhecimento, contribuindo na formação de lideranças capazes de cooperar na formação de uma sociedade justa e fraterna é a visão que a escola adotou.
A comunidade escolar tem como valores:

a) Valor 1; Formação Integral;

b) Valor 2; Comprometimento

c) Valor 3; Humanização;

d) Valor 4; Solidariedade;

e) Valor 5; Cooperativismo

OBJETIVOS E METAS
Objetivo: 
  • Reduzir do índice de violência no espaço escolar.

Metas: 
  •  Redução do índice de violência no espaço escolar;
  •  Sensibilizar toda equipe escolar para criação de um clima de respeito cordialidade e cooperação;
  •  Estabelecer normas de convívio social na sociedade escolar, que entendam os princípios éticos e morais para o desenvolvimento da personalidade do educando e sua.