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segunda-feira, 6 de setembro de 2010

AGENDA PARA UTILIZAÇÃO DA SALA DE MULTIMEIOS


 

TURNO: MATUTINO Semana: de ____ a ____ de_________________________________

Horário

H  

segunda-feira 

terça-feira 

quarta-feira 

quinta-feira 

sexta-feira 

Obs.:

07:00

1 

      

07:50

2 

      

08:40

3 

      

09:50

4 

      

10:40

5 

      


 

TURNO: VESPERTINO Semana: de ____ a ____ de___________________________

Horário

H  

segunda-feira 

terça-feira 

quarta-feira 

quinta-feira 

sexta-feira 

Obs.:

13:00

1 

      

13:50

2 

      

14:40

3 

      

15:50

4 

      

16:40

5 

      


 

TURNO: NOTURNO Semana: de ____ a ____ de _________________________

    

Data 

H  

segunda-feira 

terça-feira 

quarta-feira 

quinta-feira 

sexta-feira

Obs.:

19:00

1 

      

19:40

2 

      

20:20

3 

      

21:10

4 

      

PROJETO AULAS AOS SÁBADOS


ESCOLA MUNICIPAL HUMBERTO DE CAMPOS


PROJETO
RACIOCÍNIO LÓGICO, JOGOS LÚDICOS E PRÁTICAS ESPORTIVAS

 



Diretor:





Adilson Correia





Vice-diretor:





Gilberto Fernandes





Professora coordenadora:





Silvana de O. Pinto






EUNÁPOLIS





ABRIL/2010











ESCOLA MUNICIPAL HUMBERTO DE CAMPOS

































































RACIOCÍNIO LÓGICO, JOGOS LÚDICOS E PRÁTICAS ESPORTIVAS


































 

 

 

 

 

 

  

 






 






Este projeto será desenvolvido com os alunos do 6º ao 9º ano (5ª a 8ª série do ensino fundamental 2) da ESCOLA MUNICIPAL HUMBERTO DE CAMPOS, durante as aulas de reforço a serem, realizadas nos sábados letivos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
EUNÁPOLIS
ABRIL/2010

 
JUSTIFICATIVA

 

 
Mudar a postura e a prática pedagógica, transformando ´´o erro`` em situações de aprendizagem para que todos possam acertar juntos e alcançar os objetivos propostos, é de fundamental importância na vida, seja dentro ou fora do ambiente escolar .
A orientação do educador perante aos educandos deve ser processual contínuo e diagnosticador, visto que, é uma tarefa constante no qual identifica-se as conquistas e as dificuldades dos educandos em seu cotidiano.
Como um constante pesquisador o educador deve tornar-se um "investigador", orientando seus alunos na realização de suas atividades.
Este trabalho de reforço nas aulas aos sábados letivos e em alguns domingos de eventos esportivos, vem de encontro à proposta da ESCOLA MUNICIPAL HUMBERTO DE CAMPOS , discutida na Jornada Pedgógica de 2010, em que propomos em trabalharmos coletivamente, reformulando atividades e construindo formas de melhoria o qual propicie aos educandos a se "descobrirem" e a "descobrir" o seu potencial.
Nessa proposta, o contexto de fundamental relevância a ser trabalhada na escola é o aluno, que como ser descobridor de experiências ligadas ao seu cotidiano, visando seu desenvolvimento. Com isso o educador torna-se também responsável pela busca e resgate da auto-estima de seus alunos , instigando-os a conhecimentos e formas que o ajudem a aprender, através de atividades lúdicas que proporcionam o racicionío lógico, de práticas esportivas que estimulam o trabalho em equipe ,o conceito de regras e o relacionamento interpessoal entre os participantes das atividades esportivas, visando com isso a construção de uma auto imagem positiva.

 

 

 














































OBJETIVOSO trabalho na escola deve:
  • Criar condições favoráveis para os alunos aproximar - sem mais do conhecimento sistematizado, através de explicação, demonstração e utilização de brincadeiras, por meio da internet em sites com contexto educativos ( http://www.sol.eti.br/ , http://www.aprenderelegal.com.br/ , http://www.diadematematica.com/ , http://www.imagem.eti.br/ , http://www.atividadeseducativas.com.br/, http://delguimaraes.blogspot.com/ , http://www.smartkids.com.br/ e softwares como: SOLETRANDO, LOGMAN, MAHJONG, XADREZ ON LINE, O BRASIL EM MAPAS, SUDOKU e TANGRAN;
  • Estimular o aluno a localizar os erros;
  • Permitir ao aluno que compreenda o seu potencial;
  • Criar novas técnicas, métodos e procedimentos para trabalhar as atividades, as quais os alunos apresentam dificuldades;
  • Estimular o aluno a solucionar suas dúvidas, proporcionando um conhecimento amplo sobre o assunto estudado.
  • Desenvolver a criatividade, promover e exercitar o desenvolvimento físico e pessoal em um contexto de respeito e valorização do ser humano;
  • Promover o interesse e a capacidade de conhecer a realidade;
  • Utilizar o conhecimento e selecionar informação relevante.
                                  ESTRATÉGIAS METODOLOGICAS
A instituição escolar deve oferecer diversas possibilidades ao educando para que construa o seu saber de modo significativo. O computador, como uma ferramenta pedagógica, enriquece as aulas tornando-as mais dinâmicas e motivadoras, favorecendo a construção do conhecimento e ao desenvolvimento da aprendizagem.
O professor é um elo de conexão entre o educando e o conhecimento sistematizado. Seu trabalho deve ser de mediador, auxiliando o aluno no seu processo de construção através de uma aprendizagem colaborativa, onde o conhecimento não termina em si mesmo. Sendo assim, temos a convicção de que o educando é o "centro do processo educativo" e cabe ao professor ser um agente ativo, mediador entre aluno e conhecimento e também ser responsável pela sua formação e pela sua aprendizagem, visto que, ao planejar aulas diversificadas, que estimulem a compreensão do aluno e ao mesmo tempo desperte interesse por meio de aulas dinâmicas, atingindo as dificuldades apresentadas e ao mesmo tempo orientadas explorando o ponto negativo apresentado.
Fazer um diagnóstico e descobrir o que os alunos aprenderam e o que não aprenderam e como deverá trabalhar com as dificuldades dos alunos.

                            DESCRIÇAO DAS ATIVIDADES
1. Salas de jogos temáticos – a escola será dividida em 5 salas temáticas: informática, baralho tradicional e Uno, dama e xadrez, dominó, jogos de encaixe e raciocínio lógico (adquiridos prontos).
1.1. Informática – usar softwares educativos: soletrando, Brasil em mapas, paciência, 50 jogos PC Games – Professor responsável:
1.2 . Baralho tradicional e Uno- usar jogos de baralho tradicional e uno em grupos de 2 a 4 pessoas;
1.3. Dama e Xadrez livre (no computador)- jogar damas em duplas e o xadrez individualmente;
1.4. Jogos de encaixe- utilizar as peças de encaixe, dispondo-as todas lado a lado e encaixando-as dentro de uma caixa de madeira apropriada para o encaixe;
1.5. Jogos de raciocínio lógico- usar jogos de raciocínio lógico: IMAGEM E AÇÃO, DOMINÓ, GUERRA OU PAZ, JOGO DA VIDA.












 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
Atividades Previstas
Abril 
Maio 
Junho 
Julho 
Agosto
Setembro
Outubro
Sala de jogos temáticos
X
Jogos esportivos
X 
Campanha no bairro
X 
Passeio
X 
Festival de teatro
X 
Festival de Musica
X 
Festival de Dança
X 
Festival de cinema
X 
Festival de Poesia
X 
Matematicando
X 
Campanha Ambiental
X 
Gincana da Fraternidade
X 
X 
X 
RECURSOS

 Os recursos a serem utilizados durante a execução são:
ABILIO ROSA S. FILHO
ADILSON CORREIA SOUZA
AMALIA QUERINO
ANDREA CLAUDIA SANTOS GOMES
CACILENE ALVES PEREIRA COSTA
CLAÚDIA CONRADO SILVA
FELÍCIA DO NASCIMENTO OLIVEIRA
FIDELIS GUIMARAES BATTISTA
GILBERTO PEREIRA FERNANDES
LUCIENE SILVA NASCIMENTO
MARCÉLIA LOPES DE SOUZA
MARCOS ROBERTO SOUZA SANTOS
MARIA NÉLIA MELGAÇO REIS
MARIA NILZA FERREIRA SALGADO
RITA DE CÁSSIA DA SILVA LOUZADA
SILVANA DE OLIVEIRA PINTO
SOLANGE REIMBERG DANTAS
SUELI PALMEIRA S. MELO
TELMA OLIVEIRA FREITAS


  • RECURSOS FÍSICOS- salas de aula, quadra, pátio, sala de multimeios;
  • RECURSOS MATERIAIS- cd de jogos, damas, computadores, jogos de tabuleiros, baralhos, uno, quebra-cabeça,

 

 

 

 

 AVALIAÇÃO
Mudar a práxis pedagógica não significa mudar o funcionamento das atividades escolares. Necessitamos adotar meios e métodos que valorizem nosso aluno e ao mesmo tempo buscar trabalhar dentro de uma proposta inovadora e consciente, a qual encontramos desafios e que buscam preparar os educandos e ao mesmo tempo estarmos preparados para novas mudanças. Necessário também partilhar as idéias e desenvolver o pensamento, pois "o educando e o educador não nascem prontos", é necessário que seja lhe seja inserido informações, orientações e ao mesmo tempo, orientá-los a uma descoberta. Compreende-se que o individuo motivado, aprende com mais facilidade, com mais interesse, e consegue estabelecer relações entre sua vivência e o que acontece ao seu redor. O fundamental é esclarecer que a aprendizagem vivenciada é prazerosa e duradoura, na vida de todo ser humano. Devemos procurar métodos e formas adequadas de ajudar o nosso educando a um crescimento pessoal, intelectual e motivando-o a tornar-se capaz de realizar suas atividades com entusiasmo, interesse e bom desempenho. Se o educador demonstra essa vontade, entusiasmo e interesse em recriar e refazer sua proposta de trabalho, provalvemente, seus alunos responderão com atitudes positivas e ao mesmo tempo, apresentarão resultados satisfatórios.




















  BIBLIOGRAFIA
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Educação Física- Brasília : MEC/SEF,1198.

Teatro na Escola


Teatro na escola - Foi um dia muito agradável. Sucesso total. Tema: Drogas.

PROJETO FÁBULAS



Trabalhar com o gênero textual “Fábulas” é de extrema importância e muito prazeroso, pois permite o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da formação moral e da sensibilidade pela arte, pela vida.


Além de trabalhar com o lúdico através do teatro e adquirir autonomia na produção de texto, também permite as crianças e jovens a assimilação de valores fundamentais para a vida em sociedade.

Ao longo do Projeto FÁBULAS, objetivamos somar os valores discutidos nos textos, a consciência ambiental desenvolvida com as atividades relacionadas ao Projeto de Educação Ambiental, desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa pela professora MARCÉLIA LOPES DE SOUZA com a turma da 5ª C, vespertino.





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FÁBULA




ALUNOS DA 5ª SÉRIE DRAMATIZANDO